O Porque de São Matheus

O bairro de São Mateus se localiza na periferia da Zona Leste de São Paulo, totalizando em média 520 mil habitantes, é um bairro comercial e também residencial. Há um comércio bem desenvolvido e muito variado, desde mini-lojas até as micro-empresas. Existe também muito comércio em garagens e nas próprias residências, devido ao grande número de desempregados existentes no bairro. Cresceu muito também o número de camelôs, que vivem em geral de vendas de produtos trazidos do Paraguai.

No âmbito residencial percebe-se vários tipos de moradia: favelas, cortiços, casas, prédios e até pequenas mansões. No Bairro há várias escolas públicas e particulares, postos de saúde, um Hospital, Emei’s (Espaço Municipal de Educação Infantil) e outras creches, mas ainda não atendem a totalidade da demanda, tornando-se um bairro muito carente.

A nível cultural o bairro é muito precário, não há bibliotecas, teatro, cinema, enfim para a população não há opções. Para muitos é considerado um bairro pobre, apresentando um elevado crescimento populacional. É considerado também um bairro dormitório, pois está longe do centro da cidade, e muitos moradores gastam grande parte de seu tempo para ir e vir.

Dados de uma pesquisa realizada pelo Fórum da Criança e do Adolescente de São Mateus em abril de 1.998, demonstram que a demanda maior é para crianças de 0 (zero) a 1 ano (937 crianças) e de 1 a 2 anos (1.028 crianças), somando as duas um total de 1.965 crianças no período pesquisado. Já na faixa etária de 2 a 3 anos tem uma procura de 813 crianças e de 3 a 4 539 crianças, perfazendo um total de - crianças aguardando vaga. Estes números não expressam a realidade da demanda com exatidão, uma vez que muitas famílias nem chegam a procurar a creche. No entanto, as vagas oferecidas não atendem esta demanda, sendo 1,265 o número de matriculas realizadas neste período.

A Região de São Mateus é composta pelos Distritos de São Mateus, São Rafael e Iguatemi, com 160.114, 101.531 e 89.835 habitantes, respectivamente, totalizam segundo dados do IBGE de 1996, 351.480 habitantes, numa área de 55,80 km2. Deste total, tem-se uma significativa área considerada rural nos Distritos de São Rafael e Iguatemi, com uma população total rural de 65.577. Este dado, entretanto, não condiz com a realidade. De um lado, os dados oficiais são inferiores aos não oficiais, que estimam em aproximadamente 800.000 os habitantes da região. De outro, é visível o crescente aumento populacional, e recentemente, desencadeado na região.

Crescimento rápido e desordenado, São Mateus registra oficialmente 78 bairros e 35 favelas, segundo dados da Prefeitura, de 1996. A clientela atendida atinge uma faixa de renda familiar baixa, ou mesmo sem nenhuma renda. As crianças atendidas são sem nenhuma renda. As crianças atendidas são em sua maioria filhos de mães solteiras ou separadas, com a situação civil totalmente desregulada. Há muitos pais/mães desempregados e que procuram a creche no intuito de alimentar seus filhos. Entre os que trabalham estão as diaristas, empregadas domésticas, camelôs, ajudante de pedreiro, etc.

Muitos pais ou mesmo mães são envolvidos com o tráfico e com o consumo de drogas, o que gera muita violência na família, ocorrendo às vezes assassinato de pessoas da mesma, sendo muitas vezes na presença das crianças. As famílias atendidas possuem de 01 a 12 filhos e em sua grande maioria as famílias são analfabetas ou semi-analfabetas, o que dificulta o vínculo empregatício.

0 comentários:

Creative Commons License
Cinematheus by Cinemathueus interativo is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Vedada a Criação de Obras Derivadas 2.5 Brasil License.
Based on a work at cinematheuspj.blogspot.com.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://cinematheuspj.blogspot.com/.